Av Paulista,575 – 19º andar – Cj. 1903 – Cerqueira César – São Paulo – SP
11 9 7671-3716

Uma região extremamente peculiar da Europa, a Escandinávia, e que agrupa os povos da Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia, destaca-se mundialmente pela inovação criativa em todos os setores da vida moderna, especialmente nas artes e ofícios.

Ao citarmos design moderno ou contemporâneo como conceito, passamos necessariamente pelo olhar atento da criação e produção da história do design escandinavo.

Com o início da industrialização da produção artesanal  na metade do século XIX  os países escandinavos trataram de proteger seu bem cultural mais precioso – a qualidade artesanal dos seus produtos. Assim a Suécia, em 1845, criou a Slsjdfsreningen Svenska, ou, Sociedade Sueca de Artesanato e Design Industrial, com a finalidade de modernizar os meios de produção sem perder o grau de excelência artesanal de seus produtos, um dos maiores diferenciais de suas produções.

Os povos escandinavos se conectaram com as transformações de grandes países, como a Inglaterra e a França e partir de 1880, ganharam maior participação mundial com a Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo, em 1897, seguida da participação na Exposição Universal de Paris de 1900.

E a partir daí todo conceito de design mudou, linhas retas, formas simples, cores neutras, espaços claros e amplos: o estilo escandinavo mistura sofisticação e funcionalidade.

 

Hoje, os países nórdicos são referência de design para os grandes arquitetos e designers do mundo, com seu estilo único, refinado e “noveau” de ser.

Confira algumas das lojas mais inspiradoras e incríveis de objetos de arte e design do mundo:

 

1- Bolia – https://www.bolia.com/

A loja Bolia tem uma maneira inusitada de expor seus produtos, tanto horizontal quanto verticalmente. Por vezes é possível encontrar armários suspensos, bancos pela metade em uma sala de tv e até mesmo mudas de plantas ensacadas e espalhadas por uma sala de jantar. Vale a visita para sempre se surpreender, afinal sempre terão novos ambientes completamente inesperados por lá.

 

2- IKEA –  http://www.ikea.com/

A IKEA é sem dúvida uma das lojas de decoração mais conhecidas do mundo.

A primeira loja construída em Almhult na Suécia em 1958 em 2016 deu lugar ao museu IIKEA.

O espaço está presente na lista dos 100 maiores do mundo, que inspira profissionais de marketing, publicidade e design em todos os continentes.

As suas lojas não ficam atrás do conceito inusitado e também desenvolvem ambientes divertidos para exposição dos seus produtos:

 

 

3 – Muuto Furniture – http://www.muuto.com/

Inspirada no design escandinavo, a Muuto aposta em ideias nada óbvias para criar peças supermodernas. Não é à toa que “Muuto” significa “novas perspectivas” em finlandês!

 

4 – Marimekko –  https://www.marimekko.com/com_en/

E o que seria do super design sem suas capas fantásticas feitas com tecidos únicos e exclusivos da marimekko?

Fundada em 1951 na Finlândia, esta loja se tornou referência não só para o design mas também para o mundo fashion da moda.

 

Estampas exclusivas, padrões estampados, design têxtil inovador e muita elegância são algumas das palavras que conferem a Marimekko, uma referência no mundo das tendências globais.



 

Gostou?

Qual destas lojas já estarão em seu próximo roteiro de férias?

Indicamos que se surpreenda com todas elas e se possível, nos contem sobre a sua experiência.

Já visitou essas lojas? Conte-nos como foi! Vamos adorar compartilhar experiências!

Um grande abraço,

 

Domingos Bidoia

Arquiteto da DB Arq